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Visão Sistêmica - Empreendedorismo

Visão sistêmica | Como foco dos negócios

A compreensão total da empresa e suas inter-relações proporciona condições reais de competitividade.

Nenhuma empresa é uma ilha isolada do resto do mundo, nem consegue viver sem conexão com o mercado.

Partindo deste pressuposto, pode-se compreender que toda e qualquer empresa precisa de relações de interdependência e interação entre todas as partes interessadas para executar satisfatoriamente suas atividades, principalmente aquelas que fazem parte de seu foco de negócios.

Embora tal constatação possa parecer óbvia e simples, a correta compreensão de sua dinâmica pode auxiliar na gestão estratégica do negócio, permitindo maior facilidade no gerenciamento das atividades e processos.

Entretanto, é importante ressaltar que tais relações de interdependência precisam estar bem articuladas, para que o cliente final seja atendido dentro de um planejamento estabelecido, visto que o propósito de todo esse processo é, exatamente, atender bem o cliente.

Em termos mais claros: deve-se compreender sua abrangência em dois campos, o interno e o externo, dado que ambos estão envoltos em um mesmo ambiente.

·  Campo interno

No campo interno, por exemplo, há uma interdependência muito grande entre os departamentos e as pessoas que neles trabalham. Assim, financeiro, recursos humanos, marketing e produção (as quatro funções básicas da Administração) precisam operar dentro da mais perfeita sincronia.

Qualquer mudança num desses departamentos terá reflexos nos demais, dada a interação que existe entre eles.

Quando se atinge a sincronia perfeita, o resultado é uma empresa operando de forma mais consistente. Nessa fase, por maiores que sejam as mudanças, há pouco espaço para aquela expressão corriqueira de ficar 'apagando incêndio' a toda hora.

Daí a importância da sinergia, para que os esforços de todos proporcionem um resultado potencializado. Atuando em sinergia, por exemplo, a somatória de 2 com 2 pode resultar em 5. A diferença do 1 é resultado dessa sinergia. Portanto, o que as empresas devem buscar é a sinergia organizacional, particularmente em atividades que envolvem pessoas, tempo e recursos. Uma combinação bem feita é capaz de produzir resultados significativos.

Num processo de sinergia, as pessoas devem compreender que 'ninguém é tão fraco que não possa colaborar com algo', como, também, 'ninguém é tão forte que não necessite da colaboração de outras pessoas'.

Assimilando o conceito dessa lógica, as pessoas ficam encorajadas a aceitar e enfrentar desafios, enquanto outras se tornam mais humildes e reconhecem a necessidade e importância da colaboração de outros nas atividades que realizam. Assim, é possível compartilhar experiências, definir prioridades e gerenciar o desempenho com base em resultados.

A proposta é que todos compreendam que fazem parte de um único sistema, que é a empresa onde trabalham.

Dentro desta concepção, torna-se possível trilhar os caminhos de uma administração holística, que compreende a importância da empresa como um todo.

·   Campo externo

Uma empresa, considerada como um sistema, mantém relação estreita com o universo no qual está inserida, dentre os quais destacam-se clientes, fornecedores, concorrentes e grupos que regulamentam as características de funcionamento do setor.

Assim, da mesma maneira que o ambiente é capaz de influenciar a empresa, também esta influencia o ambiente. Desconsiderar essa interação pode ser fatal para o negócio.

A vantagem de se trabalhar com uma visão sistêmica, ou seja, uma compreensão total da empresa e de suas inter-relações, é obter maior facilidade para definir objetivos e propósitos, ostentando maior eficiência e eficácia organizacional.

Matéria editada em maio | 2007