Imagem da Empresa - Empresas
Marketing | Quanto vale a imagem da sua empresa
A comunicação empresarial faz a diferença do sucesso de uma empresa.
A importância contábil.
Revistas especializadas publicam constantemente estudos comparativos sobre os valores de marcas importantes avaliadas pelo mercado com preços diferentes dos registrados pelos seus balanços.
As diferenças
O valor contábil de uma organização baseia-se nos capitais monetário e físico. O valor de mercado abrange nome do produto, a marca, o capital humano, a tecnologia, os parceiros e, finalmente, a imagem da organização, ou seja, ativos intangíveis.
Quando a imagem da empresa transmite confiança, principalmente pela aplicação das boas práticas de governança corporativa, o valor de mercado tende a subir.
E o que isso tem a ver com a comunicação empresarial?
Absolutamente tudo. A comunicação empresarial é uma atividade estratégica cujo objetivo é criar, manter ou mudar a imagem de uma organização. Ou seja, é a comunicação empresarial que responde pela boa imagem da empresa perante seus clientes, acionistas, colaboradores e comunidade. E a boa imagem é essencial não somente para o crescimento da empresa, mas, antes disso, para a sua sobrevivência.
Confiança
Inúmeros casos envolvendo empresas de vários setores com problemas em seus produtos houve influência negativa sobre suas marcas. Tais ocorrências impactam diretamente no grau de confiança que o cliente tem na organização. Quebra de confiança acarreta imediata fuga do cliente, redução do faturamento e provoca a deterioração da imagem organizacional. Dependendo da extensão do problema, essa imagem pode tornar-se irrecuperável.
Isso acontece porque o sucesso não reside somente na forma como a organização encara o problema e na rapidez da resposta. O sucesso depende, e muito, da qualidade da resposta, da sua habilidade em informar. A Comunicação Empresarial não é apenas importante. Ela é imprescindível.