SPED - Inteligência Fiscal
SPED | Simplificando processos nas organizações
O sistema ajuda na redução de custos e na melhoria do ambiente interno
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é o instrumento que unifica as atividades de recepção, armazenamento e autenticação de livros e documentos, que integram a escrituração comercial e fiscal de uma empresa. O fluxo de informações é único e integrado, computadorizado para melhor utilização do empresário. O sistema está sendo implantado gradativamente desde 2007, sendo composto pelos seguintes módulos:
· Escrituração Contábil Digital
· Escrituração Fiscal Digital
· Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
· Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
· Conhecimento de Transporte Eletrônico
· Livro de Apuração do Lucro Real (e-Lalur)
· Central de Balanços
· Escrituração de Instituições Financeiras
O SPED colabora na simplificação dos processos, na redução de custos, além de melhorias no ambiente interno e nos processos de relacionamento com os clientes e fornecedores, especialmente com a Nota Fiscal Eletrônica e no Conhecimento de Transporte Eletrônico. O sistema também ajuda na diminuição da concorrência desleal, bem como na modernização do ambiente tecnológico relativo às áreas contábil e fiscal.
A simplificação do SPED dependerá da estrutura e da quantidade de documentos gerados em cada empresa. As empresas deixarão de armazenar documentos fiscais em papel e passarão para o sistema digital, no qual os documentos serão armazenados em DVDs, servidores, CDs, dentre outros. Assim, os antigos espaços físicos reservados aos arquivos em papel serão liberados para uso operacional.