PQEC - Empresas
PQEC - Um exemplo de formação para a competitividade
A busca pela sistematização de processos também faz parte do dia a dia das empresas de contabilidade, que não querem perder a dinâmica do setor para se adequar a um estilo de trabalho comandado pelas novas tecnologias e globalmente integrado.
O exercício de se tornar mais enxuto, objetivo e eficaz tem levado as associações de classe a se mobilizar no intuito de dar suporte a essas mudanças e contribuir para a formação profissional.
Como exemplo, o Sescon-SP e a Aescon-SP adotaram o princípio de valorização das empresas de São Paulo comprometidas com a qualidade e a ética. Instituiu, então, em 2004, o Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), que tem amadurecido e se consolidado.
A obtenção da certificação exige do participante associado o cumprimento do conteúdo curricular proposto, com exercícios de avaliação e adequação às necessidades dos clientes, respeitando as exigências dos serviços e dos processos envolvidos.
As palestras técnicas oferecidas pelas entidades também contam ponto no programa, que funciona na prática como uma preparação da empresa para outras certificações de padrão internacional.
As empresas de contabilidade sabem que o PQEC, pela sua consistência teórica e prática, proporciona um diferencial aos escritórios e um salto na qualidade dos serviços.
De acordo com o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, José Maria Chapina Alcazar, o PQEC trilha novos caminhos a cada ano, mostrando às empresas alternativas de atualização e aprimoramento de seus sócios e colaboradores por meio de cursos e treinamentos. "O empenho busca a revisão de procedimentos internos e adoção de posturas compatíveis às mudanças", disse ele.
Todo o trabalho realizado pelo Programa gira em torno do aumento da competitividade e da superação das expectativas dos clientes frente às inovações tecnológicas.
Por ser um suporte à implantação da ISO, a PQEC pode ser utilizado como base para qualquer empresa contábil que queira se padronizar. Às demais atividades empresariais que ainda não contam com programas do gênero, cabe o diálogo entre empresários e suas respectivas entidades de classe para desenvolvê-lo.
· Programas de Qualidade
· Incentivam a melhoria contínua de serviços e processos;
· Capacitam e qualificam permanentemente as equipes;
· Valorizam as empresas comprometidas com a qualidade e a ética;
· Criam um diferencial de mercado para as empresas participantes.