-
Unidades de Negócios - Empresas
Confira outras estratégias para unidades de negócios
O empresário preserva o capital investido com decisões na hora certa
Dos três tipos básicos de estratégias que podem ser adotadas pelo empresariado para atingir os objetivos estabelecidos: liderança em custos, diferenciação e foco, fica implícito que elas são adequadas para empresários que tenham estabelecido objetivos de crescimento e melhoria de resultados financeiros dos negócios.
Além dos objetivos, a escolha de qual das estratégias será mais adequada depende de um conjunto diversificado de fatores do ambiente externo (ramo de atividade e índice de crescimento, ponto, taxa de juros, impostos, concorrência etc) e do ambiente interno (mão-de-obra, organização, visual, capacidade gerencial, vontade do empresário, entre outros já citados em artigos anteriores).
Outras decisões também são estratégicas e podem ser adotadas por unidades de negócios, tanto pela necessidade do empresário, quanto dos indicadores que vêm sendo obtidos. Por exemplo, a decisão de encerrar um negócio, tomada no tempo correto, pode ser uma estratégia adequada. São inúmeros os casos em que houve arrependimento por essa decisão não ter sido realizada antes.
Quem primeiro analisou e publicou um trabalho apresentando outras opções estratégicas, além do crescimento, foi o autor americano Philip Kotler. Para esse autor, a empresa deve determinar o quanto sua carteira de negócios em cada unidade é saudável. Dependendo da análise, outras opções estratégicas, além do crescimento, podem ser adotadas. Estas, segundo o autor, podem ser a de manter, abandonar ou colher a unidade de negócios.
A opção de manter tem como objetivo continuar obtendo a mesma porcentagem de participação no mercado, para que a unidade de negócios continue rendendo fluxos positivos de caixa. Quando se adota a opção de abandonar, o objetivo é liquidar ou mesmo encerrar o negócio para que os recursos materiais e humanos possam ser melhor utilizados em outra unidade ou em outro lugar.
Na opção colher, o objetivo é retirar-se de um negócio pela venda da unidade e fazendo caixa para aplicação em outra empresa ou atividade. Geralmente, esta envolve reduções de custos pela eliminação de pessoa, pesquisa e desenvolvimento, despesas de propaganda etc. Na maioria dos casos, a empresa que adota esta solução depara-se com questões sociais e éticas.
Com o conhecimento destas opções, o empresário deve adotar o exercício dessas reflexões periodicamente, podendo preservar o precioso capital investido, com a tomada das decisões na hora certa. Uma das maneiras de realizar esse exercício é basear-se em dados quantitativos: números do negócio. Devem ser escolhidos indicadores que melhor representem as diversas situações da empresa, tais como lucro líquido, rentabilidade sobre o patrimônio, quantidade de vendas/clientes, índice de satisfação e muitos outros.
Notícias e Orientações Contábeis