-
Empreendedores - Empreendedorismo
Sua empresa hoje, não é a mesma de ontem!
Existe um pensamento anônimo em Administração que aponta três tipos de empresas:
· as empresas que ficam perguntando o que aconteceu;
· aquelas que ficam apenas observando o que acontece; e finalmente,
· empresas que fazem as coisas acontecerem.
É possível determinar o tipo de cada empresa a partir da observação do seu comportamento, mediante o ritmo cada vez mais acelerado das mudanças.
Muitas empresas parecem estar desconectadas da realidade. Passados os acontecimentos, ainda ficam se perguntando o que aconteceu.
Focalize uma empresa ao seu redor e desenvolva uma análise do seu comportamento. Certamente vai encontrar características pontuais em seu modelo de trabalho que o incomodarão.
Em outros casos, há empresas que simplesmente observam os acontecimentos. As coisas acontecem, acontecem, acontecem e nelas, infelizmente, não acontecem. Ficam apenas nos discursos e nada fazem.
A demora para assimilar os acontecimentos pode ser comprometedora, na maioria dos casos, além de criar uma postura de negócios arriscada. Afinal, apenas observar pode fazer com que oportunidades sejam perdidas, isso, sem considerar os avanços e vantagens competitivas que os concorrentes podem estabelecer.
Você consegue identificar, dentre as empresas que conhece, ao menos uma que tem exatamente esta postura? Reflita.
As empresas que formatam o tipo ideal são aquelas que fazem as coisas acontecerem. Isso mesmo: elas mantêm um comprometimento com aquilo que fazem, demonstram um "comportamento maluco" ao ficar monitorando a todo instante o mercado, com forte desejo de transformar ideias em realidade, não apenas esperando as coisas acontecerem. É assim que sua empresa deve se comportar, se quiser ser vencedora!
Já se falou muito que a única coisa constante na vida das empresas é a mudança. E é mesmo! Mudanças sempre estão em curso e representam uma novidade. Todavia, o que pode não estar acontecendo, mas que deveria, é o acompanhamento das empresas a essas mudanças.
Para lidar com as mudanças e, consequentemente, com as pressões que elas promovem é necessário muita flexibilidade. Tanto dos processos de trabalho que a empresa instituiu, quanto mais das pessoas por ela envolvidas. Na verdade, é nelas que reside a capacidade de enxergar as mudanças como desafios. Porém, isso requer mudanças de comportamento, com comprometimento para aceitar o novo - o que nem sempre é tão fácil. As mudanças devem ser encaradas como oportunidades.
Quando se fala em mudanças, é preciso destacar que nenhuma empresa permanece a mesma ao longo dos tempos. As empresas também mudam! Mas são poucas as que dão valor a este ciclo evolutivo e conseguem notar que realmente não são mais as mesmas. Neste caso, além de não se conhecerem, podem ser empresas do tipo 1 ou 2, já conceituadas no mercado.
É preciso entender que sua empresa hoje não é mais a mesma de ontem. E isso não ocorre apenas com uma empresa, pois são os reflexos do ambiente interagindo com a empresa. E o inverso também ocorre. Através dessa interação é que ela transforma o ambiente, na verdade, ela age e sofre a mesma ação.
Nenhuma empresa é um sistema fechado, que consegue ficar imune aos acontecimentos do mercado. Pelas características que tem, a empresa funciona como um sistema aberto. Não há como não ser assim.
Outro apontamento que deve receber destaque é que, em Administração, tudo é relativo. Aliás, muito relativo, pois não há uma receita básica para administrar uma empresa de forma sempre igual. Por exemplo: uma estratégia que funcionou tão bem anos atrás pode não ser tão boa ou adequada hoje, como se esperava. O contexto muda e com ele as soluções de ontem, em muitos casos, perdem efeito. Antigas práticas de negócios precisam ser adequadas a uma nova realidade.
A única coisa que prevalece constante no trabalho de administrar são suas funções tradicionais: planejamento, organização, direção e controle. Sua empresa deve manejá-las muito bem, de forma integrada, em qualquer circunstância.
A grande questão é enxergar a empresa de maneira diferente e repensá-la a todo momento. Mudar é preciso, e sempre!
Philip Kotler, uma das maiores autoridades do Marketing, costuma comentar que há dois tipos de empresas no mundo: aquelas que mudam e aquelas que desaparecem. Não há dúvida em descobrir qual o melhor comportamento empresarial nos dias de hoje: ou ela muda ou ... já sabe!
Notícias e Orientações Contábeis